quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Did I forget about PIPA? So sorry!

No último post, falamos sobre o SOPA (Stop Online Piracy Act), projeto de lei que vem gerando polêmica disseminada na web. Mas, e o tal do PIPA?

O projeto de lei PIPA (Protect IP Act) segue o mesmo preceito "caça às bruxas" do seu projeto irmão, SOPA, visando dar ao governo estadunidense e detentores de "copyright" ferramentas para controlar o acesso a "rogue websites" segundo eles, dedicados a infringir leis de copyright (princialmente aqueles sites situados nos E.U.A.). Vide regra, o site de hospedagem paga pelo infringimento individual, caso o autor não possa ser localizado.

Lembrando o SOPA inclui propostas como embargar transações de site "idôneos" com os ditos "rogue sites", barrando seus links em ferramentas de procura e requerindo dos servidores o bloqueio a esse sites. E triste ouvir isso no século 21, mas com a criminalização do movimento de conteúdo patenteado, um usuário poderia pegar uma pena de até 5 anos de prisão (nos E.U.A.).

Então é mais ou menos assim: Imagine que você possui um carro da FIAT. Um belo dia você passa por outro carro e o arranha na lateral. Na impossibilidade de identificar o autor da "arte" (você), o agredido faz o que? Processa a FIAT!!!!!!!!!!!!! Genial não é? (not) Ou seja, troque o arranhar pelo download de conteúdo privado e a FIAT por, digamos, um Facebook da vida ... tá aí o circo armado! 

Vamos ver no que isso vai dar ... os protestos estão só começando e os anônimos estão por aí ...

See ya latter, mate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário